terça-feira, 22 de março de 2011

Aprendendo a lidar com o consumismo!

Que atire a primeira pedra a mulher que não tem uma peça, um esmalte, um batom, um sapato, qualquer coisa! Que quis porque quis comprar, gastou uma nota e no fim nunca usou, usou uma vez e ta alí guardado.
Pois é, eu já fui mega consumista, vide minha coleção de esmaltes né, mas faz alguns meses resolvi que só ia comprar o que realmente estivesse precisando, claro que vez ou outra compro algo, mas não como antes, é realmente algo para uma ocasião e etc...



Mas vamos lá:

O que é o consumismo?
O consumismo é uma compulsão caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos. Após a industrialização, criou-se uma mentalidade de que quanto mais se consome mais se tem garantias de bem-estar, de prestígio e de valorização, já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são.

E nós mulheres somos as que mais ligamos para o que pensam da gente e isso nos leva muita vezes a comprar coisas que estão na moda, só para ser inclusa em algum grupo,ou então compramos mais porque somos a cada semana bombardeadas com novidades, cores, propagandas e todo o resto que fazem nos querer aquilo, meninas não estou falando de todas as mulheres e sim de uma parte, calma!

Vamos lá as mudanças que eu fiz para não ficar mais surpresa ao entrar no internetbank achando que tinha tantos dinheiros e tem tantosdinheiros - sapato- maquiagem - coisas que você não precisava.

Primeiro: Faça uma geral no seu armário, quarto, esmaltes, maquiagens, vai achar muita coisa que venceu, muita coisa que não presta, jogue fora! E peças como aquele jeans que ta super largo, você pode ou mandar na costureira apertar, ou até fazer virar um shorts boyfriend que está super na moda, e isso sem gastar praticamente nada, comparado ao preço se você fosse ao shopping comprar um jeans novo ou um shorts boyfriend.
Com as maquiagens, produtos para o cabelo, esmaltes, faça o seguinte:
No caso dos esmaltes, separe os que já usou e os que não usou, e use apenas os que não usou, até o ultimo frasquinho, depois volte a usar todos, e quando for numa loja de cosméticos, pense se você já não tem aquela cor de esmalte, ou muitro próxima dela.
No caso de maquiagens , separe também o que já usou e o que não usou, separe produtos numa necessaire, como rimel, gloss, batom, corretivo, pó base e sombra por exemplo, e use eles atééé acabar, deixe-os sendo os produtos de todo dia.

Segundo: Quando for em uma loja, como já disse, pense mas muito mesmo se você precisa, se não tem algo parecido, algo que possa ser substítuido. Tudo isso na hora faz diferença.
Quando você se ver em uma loja de cosméticos com 10 vidrinhos de esmalte, pensa se você ta pegando pelo impulso, ou se é porque vai usar até acabar, se vai amar. Com certeza depois de pensar um pouco esses 10 vão virar uns 2 ou 3.

Terceiro: Meu nível de consumismo era baixo, mas se você é a loca descontrolada, outra mudança pode ser, só sair para passear com dinheiro que vai realmente usar, e não andar sempre com os seus 10 cartões de crédito.Isso vai ajudar demais!Pois não vai ter dinheiro para comprar então não terá como.

Quarto: Procure ocupar seu tempo, correndo na praia, academia, lendo um livro, procure se manter ocupada, daí então terá menos tempo para passeios no shopping com direito a sair com uma sacola na mão.

Quinto: Depois na geral no armário, procure separar por gavetas, blusas básicas, arrumadas, descontraídas, vestidos, porque na hora de montar um look pra night , pro shopping, pra passear , vai te favorecer MUITO, antes de vir aquele pensamento " NÃO TENHO ROUPA".

Sexto: Se você tem tempo e paciência, vale a pena tirar foto de você mesma, vestindo algumas peças do seu guarda roupa e deixar numa pasta no pc, e monta o look no pc antes de colocar e vai saber realmente tudo que tem. É trabalhoso, mas vale a pena, e ajuda muito na hora de montar o look.

Essas foram algumas mudanças que eu acho que são importantes, claro que se você é a loca do consumismo como já vi , meninas que compram 15 peças em um dia e no final de semana seguinte mais 20 blusas, precisa de ajuda psicológica, mas se é algo de compulsão num nível baixo, só aquela coceirinha na mão de ter uma blusa nova pro final de semana , essas mudanças já vão ajudar . Por isso , controlem os dedinhos mocinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário